jogo de tabuleiro no chão e crianças brincando

Escola dinamiza aprendizado com jogos de tabuleiro

21/08/2024

No Siena, a diversão é acompanhada do desenvolvimento de habilidades essenciais como comunicação verbal, raciocínio lógico, concentração e a interação social dos estudantes.

Existem diversas formas de oferecer aprendizado aos estudantes, seja com conteúdo ou exercícios em sala de aula, mas os jogos educativos despontam como formas divertidas de abordar temas multidisciplinares na educação, com aspectos socioemocionais que fazem a diferença.

Na Escola Siena, em todas as turmas os jogos educativos são utilizados para complementar e aprofundar os conteúdos. Como exemplo, os alunos do 6° ao 9º ano foram desafiados a construir um jogo de tabuleiro na disciplina de Empreendedorismo, sobre os principais elementos de um modelo de negócio. Já os alunos do 2º ano, brincaram de jogo da memória do Education+ e, nas aulas de Matemática, os alunos do 6° ano confeccionaram um jogo para desenvolver o estudo sobre Potências.

Essas são apenas algumas das atividades, dentre tantas realizadas pelo Siena e que exploram essa estratégia pedagógica. O objetivo com os jogos de tabuleiro é promover valores socioemocionais, conduzindo os alunos a formas de pensamento que vão do simples ao complexo. “É uma ferramenta eficiente, pois trabalha diferentes tipos de inteligência conseguindo atrair a atenção do aluno, resultando num aprendizado efetivo e dinâmico”, explica o diretor geral da Escola Siena, José Geraldo Gaurink Dias.

De um modo geral, é possível trabalhar conceitos de acordo com as fases. Na Primeira Infância (de 0 a 6 anos), os jogos são usados na transmissão dos conceitos básicos de comportamento como a paciência, a partilha, a vitória e a derrota. Na Segunda Infância (dos 6 aos 10 anos) eles ajudam a estimular a alfabetização básica, o raciocínio lógico e numérico. Já na Adolescência (dos 10 aos 18 anos), o jogo de tabuleiro pode funcionar como instrumento de convívio e interação social.

Dessa maneira, para a Escola os jogos são formas de instruir sobre regras e limites do adversário, além de ajudar o aluno a regular as emoções em relação à tolerância e à frustração tão necessárias para a vida. As brincadeiras também ajudam no controle do impulso, no pensamento crítico e no ganhar e perder.

Realmente, os benefícios são enormes, garantindo uma diversão orientada e uma competitividade saudável para os estudantes.