Image de fundo Blor Home
menina brincando com blocos

Desenvolvendo habilidades motoras com atividades na escola

25/11/2024

As atividades de coordenação motora desempenham um papel fundamental no desenvolvimento integral de crianças, ajudando-as a explorar o mundo ao seu redor com confiança e autonomia. Desde a educação infantil, essas práticas contribuem para a construção de habilidades físicas, cognitivas e sociais, preparando os alunos para desafios que vão além da sala de aula.

A coordenação motora é dividida em dois tipos principais: fina e grossa. A coordenação motora fina envolve movimentos precisos, como usar os dedos para desenhar, pintar ou recortar, enquanto a coordenação motora grossa abrange ações amplas, como correr, pular ou brincar de pega-pega. Ambas são indispensáveis para o progresso das crianças em diferentes etapas da infância, uma vez que afetam desde tarefas simples do dia a dia até atividades complexas no aprendizado escolar.

Durante a infância, as crianças começam a desenvolver a coordenação motora grossa, com brincadeiras como amarelinha ou jogos de bola, que fortalecem os músculos e promovem equilíbrio. Paralelamente, atividades como colorir ou manusear blocos de construção estimulam a coordenação fina, essencial para habilidades que serão usadas na alfabetização e em outras etapas acadêmicas. Segundo José Geraldo Gaurink Dias, diretor geral da Escola Siena, de Serra (ES), "atividades que trabalham a coordenação motora divertem e ao mesmo tempo são passos importantes para o desenvolvimento completo das crianças".

Os benefícios da prática regular de atividades motoras na escola são diversos. Além de aprimorar o condicionamento físico, elas influenciam no fortalecimento da memória, na resolução de problemas e na interação social. Crianças que participam de brincadeiras que envolvem cooperação e trabalho em equipe aprendem a se comunicar melhor e desenvolvem habilidades importantes para a convivência.

Em casa, os pais também podem contribuir para o desenvolvimento motor dos filhos, promovendo brincadeiras simples, como montar quebra-cabeças ou dançar músicas infantis. É importante lembrar que cada fase do crescimento exige estímulos diferentes. Atividades sensoriais, por exemplo, são ideais para os primeiros anos, enquanto jogos que combinam movimentos coordenados e desafios são perfeitos para crianças em idade pré-escolar.

No ambiente escolar, a inclusão de práticas motoras lúdicas torna o aprendizado mais dinâmico e ajuda a engajar os alunos. "Ao incorporar essas atividades, criamos um espaço onde as crianças aprendem enquanto se movimentam, explorando seus limites e descobrindo suas capacidades", afirma José Geraldo Gaurink Dias. Para saber mais sobre coordenação motora, visite https://www.ninhosdobrasil.com.br/coordenacao-motora-fina e https://educador.com.br/atividades-de-coordenacao-motora/

 


Voltar

COMPARTILHE:

Olá, estudantes, pais e comunidade escolar!

É com grande entusiasmo que apresentamos o blog da Escola Siena. Este espaço foi criado para manter todos atualizados sobre as atividades, eventos e notícias que fazem parte do nosso cotidiano escolar.

Siga-nos

Newsletter