Coleguinhas fazendo lanche saudável

Nutrição e estudo: como a alimentação impacta o aprendizado

09/09/2024

Uma alimentação saudável tem um impacto direto na qualidade dos estudos de crianças e adolescentes. Os nutrientes adequados não apenas fornecem a energia necessária para o dia a dia escolar, mas também desempenham um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, na concentração e na memória. Os alimentos que consumimos influenciam diretamente o funcionamento do cérebro. Nutrientes como ômega-3, ferro, vitaminas e minerais são essenciais para o desenvolvimento das funções cognitivas, ajudando a melhorar a concentração e a capacidade de resolução de problemas.

Crianças que mantêm uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais, tendem a ter um desempenho escolar superior, pois esses alimentos proporcionam uma liberação constante de energia, evitando picos e quedas nos níveis de glicose no sangue, que podem afetar o foco.

Além de contribuir para o desempenho acadêmico, uma alimentação saudável fortalece o sistema imunológico, reduzindo a frequência de doenças e faltas escolares. Com menos ausências, as crianças conseguem acompanhar melhor o conteúdo escolar e manter uma rotina de estudos mais consistente.

José Geraldo Gaurink Dias, diretor geral da Escola Siena, de Serra (ES), observa que “um bom desempenho nos estudos começa na mesa, com escolhas alimentares que nutrem não só o corpo, mas também a mente, preparando os alunos para os desafios diários”. Incentivar hábitos alimentares saudáveis desde a infância é um investimento a longo prazo na saúde dos estudantes. Escolher alimentos ricos em nutrientes promove o desenvolvimento físico e mental, além de prevenir problemas de saúde como obesidade, diabetes e hipertensão, que podem comprometer a qualidade de vida no futuro.

As refeições equilibradas ajudam a criar uma relação positiva com a alimentação, evitando excessos e promovendo o bem-estar. Para potencializar os efeitos positivos da alimentação no aprendizado, é importante que pais e educadores incentivem o consumo de alimentos frescos e minimamente processados.

Envolver as crianças no preparo das refeições, mostrando a importância de cada ingrediente, é uma forma eficaz de despertar o interesse por uma dieta balanceada. A prática de ler rótulos e entender as diferenças entre alimentos nutritivos e ultraprocessados também contribui para a formação de hábitos alimentares conscientes.

Para saber mais sobre a importância da alimentação saudável na educação infantil, acesse www.gazetadopovo.com.br/conteudo-publicitario/taina-alimentos/alimentacao-saudavel-educacao-infantil ou educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/estimulando-uma-alimentacao-saudavel-entre-as-criancas.htm