alunos sentados participando de uma contação de histórias

Contação de histórias: desenvolvimento e aprendizado na infância

06/09/2024

A contação de histórias é uma prática milenar na educação infantil. Ela vai além do entretenimento e desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, tornando-se uma poderosa ferramenta educativa. Histórias como "Os Três Porquinhos" e "Chapeuzinho Vermelho" capturam a imaginação dos pequenos, ensinando lições valiosas sobre coragem, astúcia e as consequências das escolhas. “Contar histórias é uma forma de educar com leveza e criatividade, permitindo que as crianças aprendam sobre o mundo e sobre si mesmas de maneira lúdica”, comenta José Geraldo Gaurink Dias, diretor geral da Escola Siena, de Serra (ES).

Ao ouvir uma história, a criança é transportada para universos novos, cheios de desafios e descobertas, onde cada personagem e situação ensina algo sobre valores como respeito, honestidade e empatia. Essa prática estimula a imaginação, amplia o vocabulário e desenvolve habilidades de compreensão que serão úteis ao longo da vida escolar e pessoal. Além disso, ao se identificar com personagens e suas emoções, as crianças aprendem a expressar seus próprios sentimentos de forma saudável.

O impacto das histórias vai além do desenvolvimento linguístico; elas também têm um papel importante no fortalecimento do vínculo entre quem conta e quem ouve. O momento da contação, seja em casa ou na escola, cria um ambiente seguro e acolhedor onde a criança se sente à vontade para explorar suas emoções e pensamentos. A variação de voz, os gestos e as expressões faciais do contador dão vida aos personagens e tornam a experiência envolvente e inesquecível.

A diferença entre ler e ouvir histórias é outra questão importante. Enquanto a leitura permite que a criança desenvolva suas habilidades de decodificação e interpretação do texto, ouvir histórias contadas proporciona uma experiência sensorial rica, onde a imaginação é a protagonista. As crianças se tornam ouvintes ativas, capazes de criar cenários e personagens em suas mentes, o que incentiva a criatividade e a capacidade de resolver problemas de maneira inovadora.

Outro benefício da contação de histórias é o desenvolvimento da empatia. Ao se colocar no lugar dos personagens, as crianças começam a entender diferentes perspectivas e sentimentos, aprendendo a lidar com situações diversas de forma mais compassiva. Essa habilidade é fundamental para o desenvolvimento social e emocional, preparando-as para interações mais saudáveis no dia a dia.

Para que a contação de histórias seja eficaz, é essencial que as histórias escolhidas sejam adequadas à faixa etária e aos interesses das crianças. O uso de recursos visuais, como fantoches e ilustrações, pode tornar a experiência ainda mais cativante. Além disso, os contadores de histórias devem estar preparados para adaptar as narrativas, tornando-as mais relevantes para o público infantil.

Contar histórias é, sem dúvida, uma forma poderosa de educar. Ao mergulharem no mundo das histórias, as crianças não apenas se divertem, mas também aprendem lições importantes que as acompanharão por toda a vida. É uma prática que nutre a imaginação, desenvolve habilidades fundamentais e, acima de tudo, ensina as crianças a sonhar e a ver o mundo de uma forma mais colorida e cheia de possibilidades.

Para saber mais sobre a importância da história infantil na educação, acesse https://www.culturagenial.com/historias-infantis-contos-para-criancas ou https://escoladainteligencia.com.br/blog/contacao-de-historias-na-educacao-infantil