Escola Siena

Diretores da Escola Siena visitam países onde a educação é exemplar

04/09/2024

As viagens com cunho educacional permitem um aprendizado contínuo e ampliam as estratégias de ensino, pensando no sucesso dos alunos.

Durante 10 anos de gestão, os diretores da Escola Siena se mantêm atualizados e curiosos em relação às melhores práticas adotadas pelos países mais ranqueados no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). O programa é uma avaliação aplicada a cada três anos em 81 países para medir o desempenho de estudantes de 15 anos em Matemática, Leitura e Ciências, independentemente do tipo de instituição em que estejam matriculados.

Essa avaliação fornece uma visão abrangente das habilidades e conhecimentos dos estudantes, permitindo que se formule estratégias educacionais para melhorar a qualidade e a equidade dos resultados de aprendizagem.

Assim, o diretor da Escola Siena, José Geraldo Gaurink Dias, realizou viagens e pesquisas em diversos países que têm estado nas melhores colocações do Pisa. A integração do Programa Education+ com os padrões e práticas do Pisa pode aprimorar significativamente a qualidade da educação preparando os alunos para enfrentar os desafios do futuro.

O objetivo com as viagens é aprimorar os conhecimentos sobre o universo educacional, bem como se inspirar nas escolas mundiais sendo uma oportunidade valiosa de inovar nos conhecimentos. Elas permitem conhecer modelos bem-sucedidos em outros sistemas de ensino, métodos, gestão escolar, uso de tecnologia etc. Essas boas práticas podem ser adaptadas e implementadas para melhorar o desempenho e a experiência dos estudantes.

Assim, o Siena já foi representado nos seguintes países com escolas ranqueadas pelo Pisa: Chile, Portugal?, Finlândia?, Dinamarca, Cingapura, Inglaterra, Polônia e Canadá. Para o diretor, José Geraldo Gaurink Dias “visitar escolas com alto desempenho é uma integração que fortalece o papel da educação na formação de cidadãos”.

Esse impacto positivo de diferentes perspectivas é inspirador e motivacional para os diretores, reforçando o compromisso com a melhoria contínua da educação na Escola Siena.