Crianças desenhando

A importância do desenho na infância

02/09/2024

Aparentemente uma simples diversão para as crianças, o ato de desenhar é uma atividade essencial que contribui significativamente para o desenvolvimento integral dos pequenos. Desde as primeiras garatujas até desenhos mais complexos, essa forma de expressão permite que as crianças comuniquem sentimentos, organizem pensamentos e explorem o mundo ao seu redor. "O desenho é uma janela aberta para o mundo interior da criança, ajudando-a a expressar o que muitas vezes não consegue verbalizar", ressalta José Geraldo Gaurink Dias, diretor geral da Escola Siena, de Serra (ES).

O desenho desempenha um papel crucial no desenvolvimento emocional, permitindo que as crianças lidem com suas emoções de maneira construtiva. Ao desenhar, elas podem externalizar sentimentos como alegria, medo ou ansiedade, transformando-os em imagens que ajudam na compreensão e no enfrentamento de suas emoções. Essa expressão emocional é fundamental para o bem-estar psicológico desde cedo.

No campo cognitivo, o desenho estimula a criatividade e a imaginação. As crianças usam o desenho para representar suas percepções sobre o mundo, desenvolvendo o raciocínio espacial e organizando o pensamento de maneira visual. Além disso, o desenho ajuda a criar uma base importante para a escrita, pois os movimentos feitos ao desenhar preparam as crianças para o controle necessário na hora de escrever.

O desenvolvimento psicomotor também é amplamente beneficiado pelo desenho. Ao segurar um lápis e fazer traços, a criança melhora a coordenação motora fina, essencial para muitas atividades futuras, como escrever e manipular pequenos objetos. "A prática do desenho não apenas fortalece as habilidades motoras, mas também estimula a concentração e a paciência, elementos cruciais no processo de aprendizagem", acrescenta José Geraldo Gaurink Dias.

Socialmente, o desenho permite que as crianças representem suas interações com o mundo e com outras pessoas. Muitas vezes, elas desenham cenas que refletem suas vivências sociais, o que ajuda a processar e entender suas experiências de forma visual. O desenho também pode ser um meio de comunicação, especialmente para as crianças mais tímidas ou que ainda estão desenvolvendo habilidades verbais.

Desde cedo, as primeiras garatujas feitas entre 18 e 24 meses de idade são um importante marco no desenvolvimento. Esses rabiscos iniciais não têm um significado claro para os adultos, mas para a criança, representam a exploração dos movimentos e a alegria de criar algo novo. Com o tempo, as formas desenhadas começam a ganhar significado, e as crianças passam a criar representações mais complexas, como figuras humanas, animais e elementos da natureza.

Conforme avançam na idade, os desenhos das crianças tornam-se mais detalhados e passam a incluir noções de perspectiva e realismo. Esse progresso reflete o amadurecimento cognitivo e emocional, mostrando como o desenho acompanha e apoia o crescimento infantil.

Estimular o desenho na infância é, portanto, muito mais do que incentivar uma brincadeira. É fornecer às crianças uma poderosa ferramenta para desenvolver habilidades que serão úteis em todos os aspectos de suas vidas. Pais e educadores devem reconhecer a importância dessa prática e criar espaços para que as crianças possam explorar livremente sua criatividade e expressar suas emoções através do desenho.

Para saber mais sobre a importância do desenho infantil, acesse https://www.museudaimaginacao.com.br/a-importancia-de-desenhar-para-o-desenvolvimento-infantil ou https://blog.institutosingularidades.edu.br/o-desenho-infantil-e-sua-contribuicao-no-desenvolvimento-da-escrita/