Menina no celular

Superando a dependência tecnológica: a realidade da nomofobia

30/08/2024

Nomofobia, uma abreviação de “no mobile phone phobia”, refere-se ao medo irracional de ficar sem acesso ao celular, uma condição cada vez mais comum na sociedade contemporânea. Essa fobia se manifesta por meio de uma ansiedade extrema ao ficar sem o aparelho, o que pode levar a sérios impactos na saúde mental e nas relações sociais, especialmente entre os jovens.

O surgimento da nomofobia está diretamente ligado ao avanço da tecnologia digital e à crescente dependência dos smartphones. Esses dispositivos se tornaram parte essencial de nossa rotina, usados para comunicação, trabalho, entretenimento e até para necessidades básicas como mapas e despertadores. Essa integração intensa dos celulares em nossas vidas facilita o desenvolvimento da nomofobia, especialmente entre aqueles que têm uma necessidade constante de estar conectados.

Os sintomas da nomofobia variam, mas incluem desde uma ansiedade leve até a incapacidade de relaxar sem o celular por perto. Pessoas afetadas podem sentir-se inquietas ao perceber que esqueceram o telefone em casa ou experimentar irritabilidade quando não conseguem usar o dispositivo. Esse comportamento pode levar ao isolamento social, uma vez que o indivíduo começa a evitar situações em que o uso do celular é restrito, como reuniões, aulas ou eventos sociais.

A nomofobia pode ser um sintoma de uma dependência mais profunda da tecnologia, que afeta a capacidade do indivíduo de interagir socialmente e de manter o foco em outras atividades”, afirma José Geraldo Gaurink Dias, diretor geral da Escola Siena, de Serra (ES). Essa dependência excessiva pode prejudicar tanto o desempenho escolar quanto as relações interpessoais dos estudantes, criando barreiras para o desenvolvimento social e emocional saudável.

No ambiente escolar, a nomofobia pode se manifestar como uma distração constante, onde o estudante sente a necessidade compulsiva de verificar o celular, mesmo durante as aulas. Esse comportamento pode resultar em um declínio no desempenho acadêmico e dificultar a concentração em tarefas importantes. Além disso, o uso excessivo do celular, especialmente à noite, pode afetar negativamente o sono dos estudantes, causando insônia e cansaço durante o dia.

Para lidar com a nomofobia, é importante adotar estratégias que promovam o uso saudável da tecnologia. No ambiente familiar, pais podem estabelecer limites claros para o uso do celular, incentivando períodos sem tecnologia para atividades em família, leitura ou esportes. A comunicação aberta sobre os perigos do uso excessivo de tecnologia é essencial para que os jovens entendam a importância de um equilíbrio saudável entre o tempo online e offline.

No contexto educacional, os professores desempenham um papel crucial ao discutir o uso consciente da tecnologia e ao estabelecer regras claras sobre o uso de celulares em sala de aula. Atividades que incentivam a interação face a face e o trabalho em equipe podem ajudar a desviar a atenção dos estudantes de seus dispositivos, promovendo habilidades sociais e uma maior conexão com os colegas.

Em casos mais graves, pode ser necessário buscar apoio profissional. Psicólogos escolares podem oferecer suporte individualizado, ajudando os alunos a desenvolver estratégias para reduzir a dependência do celular e a enfrentar a ansiedade associada à nomofobia. Workshops e palestras envolvendo toda a comunidade escolar também são eficazes para conscientizar sobre os riscos dessa condição e para discutir formas de manejo.

Compreender e abordar a nomofobia é essencial para garantir o bem-estar dos estudantes. Ao promover o uso responsável da tecnologia e ao incentivar atividades que não dependem de dispositivos digitais, pais e educadores podem ajudar a mitigar os efeitos dessa fobia, preparando os jovens para uma vida mais conectada à realidade ao seu redor.

Para saber mais sobre a nomofobia, acesse camara.leg.br/radio/programas/977152-nomofobia-o-vicio-ao-celular-o-que-saber-e-como-evitar e exame.com/ciencia/nomofobia-entenda-o-que-e-o-transtorno-e-as-formas-de-minimiza-lo